Na véspera da comemoração do aniversário de 10 anos da Wikipedia, uma empresa propôs nesta sexta-feira um modelo de negócio com publicidade para garantir o futuro da enciclopédia digital utilizada por mais de 400 milhões de usuários no mundo todo. Em vez de depender das doações voluntárias, Alex Konanykhin, fundador e presidente da WikiExperts.us, apresentou em Miami a primeira rede de escritores por contrato para editar de uma maneira rigorosa os conteúdos incluídos na Wikipedia. Konanykhin afirmou que o modelo não comercial que é mantido só com doações limita a Wikipedia de depender exclusivamente de voluntários, perdendo assim oportunidades de incluir profissionais qualificados. "Os colaboradores qualificados devem ser recompensados por seu tempo. A história demonstrou repetidas vezes que o trabalho gratuito não é o modelo de negócio ideal a longo prazo nem em grande escala", declarou Konanykhin. No próximo sábado a Wikipedia vai comemorar seu aniversário de 10 anos, somando 26 milhões de artigos em 271 idiomas que transformam a enciclopédia digital no quinto site mais visitado no mundo. Mas apesar de seu sucesso, a enciclopédia enfrenta muitas críticas justamente por ser editada por qualquer usuário, enquanto proíbe serviços pagos. A tendência foi modificada pela empresa WikiExperts.us que desde o mês passado oferece seus serviços de uma rede de escritores por contrato a todas as empresas e entidades que cumprem com os requisitos da Wikipedia. De acordo com Konanykhin, ao cobrar pela edição dos artigos e incluir publicidade em seu lugar, a Wikipedia asseguraria seu futuro financeiro e não dependeria das campanhas como a realizada no final do ano passado por Jimmy "Jimbo" Wales co-fundador da enciclopédia digital, na qual solicitava doações. Nessa última campanha, na qual o rosto de Wales aparecia na primeira página do site, a Wikipedia conseguiu arrecadar US$ 16 milhões que serão destinados a investimentos em tecnologia. Konanykhin explicou que o modelo de negócio não tem futuro e logo após citou o exemplo do Google, que alcança US$ 23 bilhões anuais em publicidade.
14 de jan. de 2011
Empresa propõe novo modelo de negócio para Wikipedia
Na véspera da comemoração do aniversário de 10 anos da Wikipedia, uma empresa propôs nesta sexta-feira um modelo de negócio com publicidade para garantir o futuro da enciclopédia digital utilizada por mais de 400 milhões de usuários no mundo todo. Em vez de depender das doações voluntárias, Alex Konanykhin, fundador e presidente da WikiExperts.us, apresentou em Miami a primeira rede de escritores por contrato para editar de uma maneira rigorosa os conteúdos incluídos na Wikipedia. Konanykhin afirmou que o modelo não comercial que é mantido só com doações limita a Wikipedia de depender exclusivamente de voluntários, perdendo assim oportunidades de incluir profissionais qualificados. "Os colaboradores qualificados devem ser recompensados por seu tempo. A história demonstrou repetidas vezes que o trabalho gratuito não é o modelo de negócio ideal a longo prazo nem em grande escala", declarou Konanykhin. No próximo sábado a Wikipedia vai comemorar seu aniversário de 10 anos, somando 26 milhões de artigos em 271 idiomas que transformam a enciclopédia digital no quinto site mais visitado no mundo. Mas apesar de seu sucesso, a enciclopédia enfrenta muitas críticas justamente por ser editada por qualquer usuário, enquanto proíbe serviços pagos. A tendência foi modificada pela empresa WikiExperts.us que desde o mês passado oferece seus serviços de uma rede de escritores por contrato a todas as empresas e entidades que cumprem com os requisitos da Wikipedia. De acordo com Konanykhin, ao cobrar pela edição dos artigos e incluir publicidade em seu lugar, a Wikipedia asseguraria seu futuro financeiro e não dependeria das campanhas como a realizada no final do ano passado por Jimmy "Jimbo" Wales co-fundador da enciclopédia digital, na qual solicitava doações. Nessa última campanha, na qual o rosto de Wales aparecia na primeira página do site, a Wikipedia conseguiu arrecadar US$ 16 milhões que serão destinados a investimentos em tecnologia. Konanykhin explicou que o modelo de negócio não tem futuro e logo após citou o exemplo do Google, que alcança US$ 23 bilhões anuais em publicidade.